quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Como melhorar as relações no seu trabalho?

Com muitas pessoas de diferenciados cargos e distintas personalidades num mesmo local de trabalho, fica difícil entrar em harmonia e garantir um ambiente totalmente saudável. Por este motivo, muitos conflitos podem acontecer.


Mas eles também podem ser evitados. Basta que você preste atenção nas suas atitudes e não se deixe levar pela pressão do dia-a-dia.

Não seja ansioso

A ansiedade faz com que você passe a não compreender a situação. Quantas vezes já ficou afobado e leu uma frase errada ou deu outro sentido a uma fala? Deixou que seu temperamento impedisse que seu colega se explicasse?


Com a ansiedade, você acaba por atropelar as demais pessoas e, como conseqüência, acumula erros e tem que refazer seu trabalho. Além disso, ela não permite que você pense, visualize a situação nem entenda o impacto das suas ações.

Quando a pressão do dia-a-dia aumentar, pare e se acalme. Tente desenvolver uma visão sistêmica e tome cuidado com o que irá dizer.

Mostre-se interessado

Ninguém gosta de uma pessoa que vive encostada ou de um peso morto dentro da equipe. Quem não entra no ritmo de trabalho e não produz para que a empresa progrida atrapalha, e muito, o ambiente de trabalho, bem como prejudica as relações com os colegas.

Evite estar sempre "um passo atrás", ou as pessoas vão perder a paciência com você. Mostre interesse pelo que realiza. De que maneira? Cumpra prazos e compromissos e não faça somente o que é obrigado a realizar.

Suas relações podem melhorar a partir do momento que você contribuir com idéias e quando for ativo e peça fundamental na empresa.

Cuidado com a inveja e arrogância

O ambiente de trabalho pode até ser competitivo, mas de maneira saudável. Não deixe que a busca pelo melhor trabalho suba à cabeça e elimine as pessoas a sua volta. Abra mão de influenciar o meio e não viva em função da derrota alheia: símbolos de inveja.


Além disso, nunca pense que sabe tudo, o que pode lhe transformar em uma pessoa arrogante. Não se torne tão competitivo a ponto de se afastar das pessoas. Saiba perguntar e ouvir atentamente!

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