A americana SouthWest Airlines é, atualmente, a maior empresa aérea dos Estados Unidos com mais de 3 mil vôos diários e também uma das principais empregadoras do país -- tem mais de 32 mil colaboradores. É um case na gestão de pessoas por cuidar, na prática, como poucas, do slogan "As pessoas são nosso maior patrimônio" (leia-se clientes e funcionários). Um livro recém-lançado pela editora Sextante traz a versão de uma funcionária da empresa sobre como o pessoal é recrutado e "conquistado" lá dentro -- e como a cultura de satisfazer o cliente é levada ao pé da letra. Que bom seria se o exemplo da SouthWest em relação à valorização das pessoas sensibilizasse nossos dirigentes e desse uma "luz" para a solução do apagão aéreo, não é mesmo?
São nove as lições de lealdade da SouthWest, confira:
1) Contrate com base na filosofia de vida e forneça treinamento para a função
2) Faça com que todos absorvam a cultura da empresa imediatamente
3) Mantenha os colaboradores em constante aprendizado
4) É dando que se recebe (os funcionários retribuem o bem que lhes fazem)
5) Desperte a criança que toda pessoa tem dentro de si
6) Realize mais com menos
7) Ame-os nos momentos difíceis
8) Faça o que você considera certo
9) Fortaleça a família corporativa
Texto publicado na Você S/A - Blog da Juliana em 11/04/2007
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