segunda-feira, 13 de agosto de 2007

3 Projetos sociais nota 10

Por Ricardo Osman
Franqueados ganham prêmio por iniciativas simples e de grande valor: a criação de vagas para idosos, a reciclagem de materiais e aulas de informática para deficientes
O paulista Antoninho da Silva Mafra, 65 anos, morava em um albergue para idosos da prefeitura de São Paulo quando soube da possibilidade de trabalhar em um dos restaurantes da rede Pizza Hut da cidade. A franquia lançara em 2004 o programa social Atividade, destinado a dar oportunidade de emprego a idosos. Mafra se inscreveu e conseguiu uma vaga no ano seguinte na unidade do bairro do Limão, na zona norte da cidade, onde trabalha até hoje. "Eu vivia da venda de sorvetes nas ruas, mas a cada dia estava mais desiludido", diz ele. "Com o emprego, voltei a ser alguém na vida." A renda mensal certa, o plano de saúde e o fato de poder escolher seu horário e trabalhar em equipe deram-lhe novo estado de espírito. Mafra, que chegou a ser dono de uma boate no interior e com o declínio do negócio se afastara também da família, conseguiu nos últimos anos se reaproximar dos filhos e trocar o albergue municipal por um pequeno apartamento no bairro da Moóca.

O resgate da auto-estima relatado por Mafra é semelhante ao vivido por outros 55 funcionários com mais de 60 anos que trabalham nos 15 restaurantes da Pizza Hut de São Paulo. À frente das unidades está o franqueado Jorge Aguirre, 58 anos, que criou o programa e reservou 8% das vagas da rede para os idosos. "É uma forma de a empresa retornar à sociedade tudo o que recebeu dela", diz Aguirre. "Não estamos fazendo caridade, mas dando oportunidade de emprego a quem não teria chance em um processo de seleção tradicional." O trabalho dos idosos nos restaurantes, segundo Aguirre, revelou-se bem-sucedido. "Eles são vistos dentro da empresa como pessoas extremamente positivas e responsáveis", diz. "E conseguiram cativar os clientes no atendimento."

O projeto Atividade mereceu o prêmio Responsabilidade Social, dado pela Associação Franquia Solidária (Afras). A Afras, fundada em 2005, está ligada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), que reúne as principais redes do país. Além do franqueado paulistano da Pizza Hut, outras duas redes foram finalistas do prêmio, com projetos igualmente importantes: o Recicla Três Rios, da franqueada de O Boticário, Janne Sauerbronn Muniz, e o Bit Social, do franqueado da rede Bit Company na cidade mineira de Araxá, Wellington Alves Martins.

Partindo da idéia de que qualquer empresa pode fazer alguma coisa, Janne, 52 anos, lançou em 2002 a idéia de recolher material para reciclagem em sua loja O Boticário de Três Rios, no Rio de Janeiro. O material seria destinado à cooperativa de catadores de papel e peças recicláveis da cidade, que conta com o apoio da prefeitura local. Janne começou a recolher pilhas e baterias de celulares e a distribuir folhetos alertando para os riscos de estas peças serem lançadas na natureza. "Percebi que as pessoas tinham idéia do quanto são nocivos estes materiais, mas não sabiam o que fazer com eles", diz Janne. Hoje, ela recolhe embalagens, sacolas plásticas e frascos, inclusive dos produtos vendidos pela loja. "Queremos mostrar que no lixo há dinheiro e oportunidades de negócios", conta Janne. "Basta as pessoas saberem que a cooperativa emprega cerca de 20 pessoas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário