quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Estratégias Competitivas

O planejamento estratégico das empresas tem, entre outros objetivos de fixar diretrizes de atuação nas áreas: administrativa, financeira, de marketing e de manufatura. Visando das à empresa uma ou mais vantagens competitivas a partir de uma estratégia financeira adequada, o mesmo valendo para marketing ou manufatura.
Uma empresa pode estabelecer uma ou mais estratégias competitivas, como, por exemplo:

Informatização
Dispor de um sistema de informações altamente computadorizado que permita agilidade e precisão nas informações, antecipando-se aos concorrentes em suas decisões.

Desmobilização
Vender imóveis e/ou empresas a fim de aumentar seu capital de giro ou concentrar-se em um menor número de produtos ou processos produtivos. É uma seleção de vocações.

Qualidade total
Obter vantagens competitivas através da comercialização de produtos de alta qualidade.

Aquisições
Obter vantagens competitivas através da aquisição de empresas que disponham de melhor tecnologia ou algum outro tipo de vantagem.

Incentivos
Obter vantagem através do envolvimento maciço de seus colaboradores, por meio de uma maior motivação para obtenção de resultados.

Projeção da demanda
Obter vantagens através da utilização de técnicas de projeção de demanda tão precisas que lhe permitam conseguir margens de erro de estimativa muito baixa, proporcionando-lhe indiretamente um menos custo.

Robotização
Obter vantagem através da automação das linhas de produção, manufatura por computador etc.

Toda empresa existe para produzir um produto/serviço final que tenha valor para o consumidor. Assim, obter esse diferencial na fabricação e/ou prestação de um serviço constitui o objetivo das operações da empresa.
No estabelecimento de uma estratégia de manufatura, ou de operação, para ser mais abrangente, devem ser analisadas e formuladas objetivos e diretrizes quanto a:
- Custos. A produção de um bem e/ou serviço ao menor custo possível é um objetivo permanente de toda e qualquer organização. A redução de custos terá enorme impacto na vantagem competitiva.

- Qualidade. A melhoria continua da qualidade foi o grande trunfo da empresas japonesas na conquista de mercados cada vez maiores e mais sofisticados. Esta demonstrada que a melhoria da qualidade, ao contrario do que sempre se imaginou, traz uma conseqüente redução de custos de produção.

- Prazos de entrega. Quando menos o prazo de entrega de um produto/serviço, tanto mais satisfeito ficara o consumidor. Alem disso, quanto menor o prazo de entrega, tanto menores serão os estoques intermediários, tanto maior será o giro do estoque de matérias-primas, mais cedo será realizada a receita e menores serão os desperdícios e perdas.

- Flexibilidade. É a capacidade que a empresa deve ter para rapidamente adaptar-se a mudanças nas tendências do mercado. Deve ser ágil na adaptação de seus produtos às novas exigências do consumidor. Quanto mais flexível e rápida for, mais cedo sairá na frente de seus concorrentes, ganhando conseqüentemente a vantagem da novidade.

- Inovação. É a capacidade da empresa de antecipar-se às necessidades dos consumidores. A empresa americana 3M tem por característica sua capacidade inovadora, o que tem lhe dado grande vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

- Produtividade. É uma dimensão que deve estar presente em todas as ações da empresa, sob pena de perder competitividade, em que pese sua capacidade de inovar, sua flexibilidade, qualidade, etc. Todas as decisões devem ter uma relação beneficio/custo, pelo menos a médio e longo prazo.

Como se percebe, a estratégia global da empresa esta intimamente relacionada com a estratégia manufatureira, sofrendo uma influencia marcante desta. Suponha uma empresa com uma grande vantagem competitiva; por exemplo, uma fábrica de cimento localizada próximo das jazidas de calcário e do mercado consumidor. Em situações como essa é comum as estratégias financeira, de marketing entre outras serem fixadas levando em conta a vantagem citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário